quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Musicalização Infantil



A música esteve e está presente na vida do homem desde a sua criação e sabemos que elementos básicos da estrutura musical como o ritmo, a melodia e todos os sons possíveis são de conhecimento humano e de diretrizes de estudos para o seu aperfeiçoamento agindo diretamente nos sentimentos.
Com essa idéia principal de desencadeamento de sentimentos, a música pode em muito obter sucesso dentro da educação, visto que esta já teve por mais de longos mil anos sua presença marcante no sistema educacional, tendo como finalidade, a partir do lúdico, atenuar os déficits de aprendizado e de conduta da criança. Essa forma de ensino é basicamente sobre sons e silêncios, ritmos e expressões corporais, norteados pela ordem, que sem a qual não se faz música e isso desencadeia na mente da criança um sistema de ordenação que ela levará por todos os âmbitos de sua vida.
O jogo que apresento para vocês se chama Piano Humano onde a criança pode tocar as notas musicais e senti-la sobre seus pés colocando-a no mundo real da música e não apenas no mundo do abstrato teórico musical.
Com este jogo a criança cria sua melodia, muda as notas de lugar, observa os desenhos formados pelas notas, aprende a formação estrutural das notas e pode a qualquer momento recriar sua música sem danos ou medo de tentar.
O jogo da Bola ao alto incentiva a criança a buscar desafios rítmicos observando e internalizando andamentos diferentes proposto nas músicas trabalhadas.



Acesse também www.dombosco.br, Todas as fotos no Facebook e siga-nos no Twitter.


Rafael Martin
Pedagogo e Professor de Musicalização
Ensino Fundamental I
Colégio Salesiano Dom Bosco Americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário