terça-feira, 15 de maio de 2012

O que é Mecatrônica para você?




      Está é uma pergunta, que traz muitas respostas, mas o que realmente está por traz de tal palavra? Será que nela habita seres nunca antes vistos? ou podemos achar que ela envolve conhecimentos inatingíveis?
      Estas questões suscitam respostas como: - é algo muito complicado, ou para sabermos o que isto significa é necessário consultar um grande cientista, ou até mesmo é algo metafísico. A resposta para a questão é simples. Mecatrônica é a área que utiliza da tecnologia mecânica, eletrônica e tecnologia da informação para fornecer produtos, sistemas e processos automatizados. Uma definição mais polida é a proferida pelo Comitê Assessor para Pesquisa e Desenvolvimento Industrial da Comunidade Europeia (IRDAC) "Mecatrônica é a integração sinergética da engenharia mecânica com a eletrônica e o controle inteligente por computador no projeto de processos e de manufatura de produtos". Traduzindo, Ela é a interação da mecânica, eletrônica e o controle por computador.
      A figura mostra um exemplo bastante clássico da junção destas três disciplinas. Um robô utilizado para executar processos industriais. Para construí-lo é necessário empregar aplicações mecânica, eletrônica e controlar seus movimentos utilizando sistemas computadorizados. Como aplicação mecânica pode-se citar as transmissões físicas de movimento, como as engrenagens, rolamentos, articulações, etc. A aplicação eletrônica pode-se ver nos sensores, placas de controle, comandos de motores, etc. O controle informatizado fica a cargo dos softwares que são desenvolvidos para comandar tais componentes eletrônicos, que por sua vez, irão comandar os componentes mecânicos. Percebe-se então a grande interação entre as três disciplinas.
      O importante não é só perceber que a Mecatrônica estaria presente em sofisticados equipamentos industriais como os robôs, mas sim em muitas situações do nosso cotidiano. É possível vê-la em uma estação de tratamento de água, nos automóveis, em eletrodomésticos e até em aplicações mais simples como portões de abertura com controle remoto. Desta forma, o primordial é utilizar tais conhecimentos para produzir mais e mais equipamentos que facilitem a vida das pessoas, mas sem esquecer de fazê-lo  integrando o bem estar do homem com a disponibilidade de recursos naturais do planeta Terra.


Arley Francisco Pivetta
Curso Técnico em Mecatrônica
Desenho Assistido por Computador
Colégio Salesiano Dom Bosco de Americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário