quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Projeto “Câmara Jovem”


Sessenta alunos do primeiro ano do Ensino Médio do Colégio Salesiano Dom Bosco, localizado no bairro Santa Catarina, participaram nesta terça-feira (22) no Plenário Dr. Antonio Álvares Lobo de sessão simulada do projeto educacional “Câmara Jovem” da Câmara Municipal de Americana.
Ainda na escola, os alunos apresentaram projetos, moções e indicações e elegeram os vereadores para a sessão simulada. Já no Plenário, discutiram as propostas e debateram temas como a instituição do programa Bilhete Único, a criação do projeto Campeonato Interescolar de Americana e o subsídio dos vereadores. A Mesa Diretora foi composta por Gabriela Bertazzoli (presidente), Débora Estevam (primeira secretária), e Carina Ramires (segunda secretária). Foram discutidos quatro projetos de lei.
Durante a sessão, os alunos apresentaram alguns questionamentos aos vereadores presentes sobre o projeto de Resolução nº 5/2011, aprovado durante sessão ordinária da Câmara, que dispõe sobre os subsídios dos parlamentares. A vereadora Divina Bertalia (PDT) e os vereadores Odair Dias (PV), Reinaldo Chiconi (PMDB) e Valdecir Duzzi (PSDB) utilizaram a palavra para esclarecer os questionamentos apresentados e entregar os certificados de participação.

Bilhete Único

Foi aprovado o projeto de lei, de autoria da vereadora Letícia Damiani Trevisan, que institui a utilização do Bilhete Único de ônibus urbano no município de Americana. O Bilhete Único armazena valores em reais para o pagamento de passagens no transporte público, e permite a realização de até três viagens no período de duas horas, ao custo de apenas uma tarifa.

Ação cultural

Outro projeto de lei apresentado e aprovado, de autoria da vereadora mirim Isabel Gomes de Oliveira, cria o projeto “Caminhão da Cultura” no município de Americana, com o objetivo de implementar ações culturais e atrações artísticas levadas aos bairros da cidade.

Campeonato Interescolar de Americana

Foi aprovado o projeto de lei, de autoria da vereadora Eren Ciriano Castellano, que determinada a criação do Campeonato Interescolar de Americana (CIA), com competições, atividades físicas e práticas esportivas entre os estudantes das escolas do município.

Subsídio dos vereadores

Foi rejeitado após ser incluído na pauta da Ordem do Dia em regime de urgência o projeto de lei de autoria da vereadora Thais Lima que dispõe sobre o aumento em 15% dos subsídios dos vereadores da Câmara Municipal de Americana.

O projeto

O “Câmara Jovem” é um projeto educacional no qual seus participantes atuam como vereadores por um dia numa sessão simulada no Plenário “Dr. Antonio Álvares Lobo”, da Câmara Municipal. Na ocasião, são apresentadas e discutidas proposituras nas suas várias modalidades (projetos, moções, indicações e requerimentos), que relatam os problemas reais da comunidade em que os participantes residem.

Beatriz Chiarelli - Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Americana

Nenhum comentário:

Postar um comentário