Ela é uma prova objetiva (aquela com testes ou alternativas para responder a uma questão), composta por três questões de cada matéria, todas baseadas em um tema específico. Por exemplo, nossa primeira Prova Integrada foi sobre a Campanha da Fraternidade de 2011 (: “Fraternidade e a vida no planeta. Lema: A criação geme em dores de parto”).
Considerando o fato dessa prova ter um formato diferenciado, aqui vão algumas dicas para que todos consigam faze-la com tranqüilidade:
- Leia com muita atenção os textos presentes na prova. A interpretação e compreensão das informações contidas nesses textos com certeza auxiliarão vocês a responder corretamente algumas questões.
- O enunciado de uma questão é de extrema importância. Através dele, você ficará sabendo o que fazer. Se não lê-lo com atenção ficará muito difícil acertar a questão.
- Leia atentamente e interprete os enunciados para verificar qual o grau de dificuldade das questões.
- Defina em qual seqüência resolverá os exercícios (dê preferência para resolver primeiro as questões que você considera mais simples).
- Se você estiver com dificuldade para responder alguma questão, não gaste todo o seu tempo com essa pergunta: passe para a questão seguinte e, posteriormente, retorne àquela pergunta que você ficou em dúvida.
- Resolva os exercícios com muita atenção e calma, não fique afobado para entregar a prova.
- Reserve um tempo, sempre que possível, para revisar as respostas dadas.
- Fique muito atento à solicitação feita pelo professor no enunciado e em palavras que possam modificar o significado da alternativa.
- Responda as questões somente após ler com atenção todas as alternativas
- Muito cuidado ao passar as respostas para o gabarito, pois em casos de enganos, não é aceito rasuras.
- Caso você tenha que “chutar” uma resposta, procure deixar de lado as alternativas que você percebe que não podem estar corretas. Ou seja, use a técnica da eliminação e o bom senso.
- O desespero, nervosismo e a ansiedade não contribuem em nada para a realização de uma boa prova. Por isso, procure ficar calmo e tranqüilo. Se você perceber que o nervosismo está te atrapalhando, procure tomar uma água, respirar fundo, pensar positivamente, tentando se acalmar.
Orientadora Educacional
Ensino Fundamental II
Colégio Salesiano Dom Bosco Americana
Nenhum comentário:
Postar um comentário