sexta-feira, 15 de abril de 2011

Estudo do meio - Água na OCA, Pinacoteca do Estado e Estação da Luz



No dia oito de abril fizemos uma excursão com os alunos do Ensino Fundamental para a cidade de São Paulo com destino a três pontos culturais para trabalhar com o projeto estudo do meio.
O primeiro local visitado foi o Parque Ibirapuera com a exposição “Água na OCA”. A mostra propõe uma viagem neste assunto recorrente no mundo todo. Uma junção entre arte, tecnologia e ciência, com obras e instalações interativas que convidam o visitante à reflexão sobre o tema. Os 8000m² do pavilhão da Oca proporcionaram aos alunos, uma oportunidade de conhecimento e interação neste universo, entre fotografias, peças do acervo museológico e aquários reais e virtuais.
No segundo momento do nosso estudo fomos à Pinacoteca do Estado de São Paulo. Este é o museu de arte mais antigo da cidade e certamente um dos mais importantes do país. Nasceu no prédio inicialmente construído para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. A Pinacoteca do Estado de São Paulo e o Instituto Moreira Sales, com apoio da Imprensa Oficial de São Paulo, apresentaram a exposição Aleksandr Ródtchenko: revolução na fotografia, com cerca de 300 obras, entre fotografias, fotomontagens, capas de livro, revistas e cartazes realizados entre 1924 e 1954.
No terceiro momento visitamos a Estação da Luz. Aberta ao público em 1º de março de 1901, a Estação da Luz ocupa 7,5 mil m² do Jardim da Luz, onde se encontram as estruturas trazidas da Inglaterra que copiam o Big Ben e a abadia de Westminter. Bem como o Museu da Língua Portuguesa Inaugurado oficialmente no dia 20 de março, o Museu da Língua Portuguesa abriu suas portas ao público no dia 21 de março de 2006.

Os principais objetivos do Museu da Língua Portuguesa são:
  • mostrar a língua como elemento fundamental e fundador da nossa cultura;
  • celebrar e valorizar a Língua Portuguesa, apresentada suas origens, história e influências sofridas;
  • aproximar o cidadão usuário de seu idioma, mostrando que ele é o verdadeiro “proprietário” e agente modificador da Língua Portuguesa;
  • valorizar a diversidade da Cultura Brasileira;
  • favorecer o intercâmbio entre os diversos países de Língua Portuguesa;
  • promover cursos, palestras e seminários sobre a Língua Portuguesa e temas pertinentes;
  • realizar exposições temporárias sobre temas relacionadas à Língua Portuguesa e suas diversas áreas de influência.

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Rita Ferraz
Coordenadora Pedagógica
Ensino Fundamental II
Colégio Salesiano Dom Bosco Americana

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